#11[Resenha] Maria e Eu - Vanda Amorim


Olá, meus amores.
Sei que estou meio sumida, mas é que a faculdade mal começou e já está a mil. Mas, é assim mesmo.
Já faz alguns que recebi esse livro lindo da autora parceira Vanda Amorim. "Maria e Eu - Os Gritos do Meu Silêncio é um livro forte, com a narrativa pesada e que PRECISA ser lido por todos.
Assim que li a sinopse dele, já soube que seria difícil para mim ler essa obra. Eu sempre me sensibilizei muito quando o assunto é abuso sexual. Nunca passei por isso, mas, é como se eu entendesse a dor. É difícil explicar, mas, é como eu soubesse, o que essas meninas passam.

A narradora do livro é a própria Maria e é alternado entre antes e depois. É como se ele estivesse contando para alguém o que aconteceu com ela. Em alguns momentos, ela para por estar cansada ou por achar que a pessoa com quem ela está conversando, precisa de um tempo. O leitor se sente testemunha de todo o sofrimento pelo qual a menina passou.

Maria é uma menina que desde muito cedo, desde os oito anos para ser mais exata, sofria investidas do padrasto e tudo isso acontecida debaixo dos olhos de sua mãe. Aos 12 ela recebe um ultimato; Tem dois anos para sair de casa e seguir o seu próprio destino. Mas, algo acontece, os abusos se tornam mais graves e ao ser expulsa, Maria leva mais do que um mochila com roupas velhas ou a dor da rejeição, leva também, uma criança em seu ventre.

E então, começa a luta pela sobrevivência da jovem Maria. Apesar da pouca idade, ela consegue se virar sozinha, mas, ainda assim é a apenas uma menina marcada pela dor, pelo abuso, pelo abandono. Maria, algumas vezes é citada como A Menina que não sabia falar com Deus, mas, isso não O impediu de colocar na vida da Maria, pessoas que lutariam por ela.

Maria, consegue um emprego e também um abrigo. Tenta conseguir na justiça o direito de fazer o aborto, o que não é concedido. Decide então, entregar a sua filha em adoção, mas, essa decisão trás algumas consequências para a vida de nossa protagonista.

Gostei muito desse livro porque de forma simples ele nos fala sobre tortura sexual, abandono, falhas no processo de adoção e as consequências que uma decisão como essa pode tomar. E principalmente, ela mostra como o amor de uma mãe pode superar todos as dificuldades e todas as más lembranças.

Trecho do Livro.

"Quando resolvi contar a minha história, não tive a intenção de dividir ou transferir minhas angústias para você. Apenas queria demonstrar e também ter certeza de que somos fortes e capazes de enfrentar as fúrias da vida. Pelo menos, acho que eu estou sendo. Estou descobrindo com o passar do tempo que o sofrimento por si só é incapaz de nos derrubar totalmente, em especial, quando lutamos para isso. Depois de tantas coisas difíceis, pelas quais passei, ainda me sinto forte para lutar".


       Eu recomendo a leitura do livro. É uma linda história de superação e que nos ensina que por mais ruins que as coisas possam ser, coisas boas podem acontecer.

        Vou deixar para vocês, as redes sociais da autora. Sigam e acompanhem o trabalho dela. Adorei o estilo de escrita da Vanda e quero em breve, ler as outros obras dela.

   FACEBOOK
   INSTAGRAM
 
  Outras obras da autora: Crocodilo Sonhador e Deus não Abandona.
Share:

2 comentários:

  1. Tem layout novo no ar. Adorei, ta lindo.
    Gosto de livros que tratam esses temas polemicos e complicados.
    Já vi algumas vezesa capa do livro no insta mas não sabia do que de tratava.
    Anotei para pode ler.

    Beijos
    www.doceestante.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada linda <3

    Recomendo. É um livro lindo! Espero que goste!

    ResponderExcluir