#SetembroAmarelo - 3 Livros Que Falam Sobre Suicídio





Hello amores!
Tudo bem com vocês?


Estou com essa ideia de post desde o começo do mês, mas, apenas hoje tirei um tempinho para escrever. Na verdade, eu estava meio receosa. Esse é um tema bastante delicado e é muito complicado falar sobre isso.

São diversos os livros que falam abertamente sobre o suicídio, mas, eu não quis indicar algo que não conheço, algo que não li. Desses três, só não li um, mas, conheço bem a história, por isso decidi falar dele. 

Mas, vamos lá, o primeiro livro que quero falar para vocês é: 


Por Lugares Incríveis





Sinopse:
Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia - visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Genteeeee! Esse livro me deixou no chão. No fundo do poço mesmo! Eu chorei horrores, mas, sou completamente apaixonada. Quero muito reler ele algum dia, mas, não estou no momento ideal para ler ele outra vez. Violet é aquela mocinha sofredora que quer lutar, mas, não tem forças. Finch (Ah, Finch), ele é simplesmente maravilhosa. Sou apaixonada por esse livro, por essa história, por essa capa, por tudo. Estou louca para ler mais alguma coisa da autora. #RECOMENDO.




A Teia dos Sonhos





Sinopse:
Júlia e Laura são duas adolescentes, de 16 anos, que, para eternizar a forte amizade que as une, decidem tatuar uma Teia dos Sonhos em seus braços. A euforia pela tatuagem única, desenhada por Júlia, esvai-se no dia seguinte, quando ela recebe a notícia de que Laura suicidara-se na noite anterior, atirando-se da janela do 13º andar. Júlia vê seus dias tomados pelo caos, em um misto de saudade e de raiva, sem saber os motivos que levaram Laura a tirar a própria vida. Júlia, então, embarca em uma busca que a leva a perceber os fantasmas que invadiram a cabeça de Laura e a refletir sobre sua própria vida. No meio de todo esse turbilhão, a presença de Bernardo representa a dúvida se o amor pode mesmo ser mais forte do que uma grande mentira.


Essas meninas além de partirem o meu coração me deram uma aula sobre o que é amizade. E também me ensinaram que muitas vezes nós não prestamos atenção as pessoas que estão ao nosso lado e elas podem estar precisando de ajuda. É um livro lindo e que me fez refletir bastante. E é o cenário da história é uma cidade pela qual sou apaixonada: Niterói <3




Os 13 porquês





Sinopse:
Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker, uma colega de classe e antiga paquera, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Gente, confesso que não li esse livro. Nunca tive coragem. Mas, eu assisti a série e MEU DEUS. Acho que nunca vou ter estômago para ler esse livro. Sinto uma dor e uma revolta enorme ao pensar por tudo que Hannah passou. Minha revolta maior é saber que por mais que ela seja apenas uma personagem, milhares de garotas passam por todas aquelas todos os dias, todas as horas, todos os minutos e a maioria de nós, não faz nada para ajudar.



Mas, depois dessas indicações, eu quero falar algumas coisas para vocês. Eu nunca vou julgar uma pessoa que cometeu ou que pensa em cometer suicídio, porque eu estaria sendo hipócrita, já que por muitas vezes pensei e até mesmo planejei fazer isso. Mas, o que eu quero deixar bem claro para vocês é que NÃO VALE A PENA. Por maior que seja o nosso sofrimento, por maior que seja a nossa dor, a nossa decepção, suicídio nunca vai ser a solução.

Sei que existem momentos em que nos sentimos as piores pessoas do mundo, nos sentimos sozinhos, sem valor, abandonados, como se fôssemos um peso, um fardo, mas, não somos. Somos pessoas maravilhosas, com um grande potencial e que por mais que às vezes tenhamos vontade de desistir, sabemos que hora ou outra, as coisas vão se ajeitar. Todos os dias quando acordo digo isso para mim, pois tenho que acreditar nisso e é isso que me dá forças para seguir.

Deus não comete erros. Não existe falhas nos planos de Deus. Mesmo que você não acredite nEle, você foi criado com muito amor e carinho por um Pai que te ama muito.

Coisas ruins acontecem para todos. O que vai definir como isso terá influência em nossa vida, somos nós mesmos. Podemos nos vimitizar e desistir ou usar a nossa dor para crescer, nos fortalecer e ajudar outras pessoas.


A VIDA VALE A PENA.


#DIGANÃOAOSUICÍDIO #DIGASIMAVIDA
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário